segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Projeto de Intervenção Providenciando a Favor da vida

Objetivo
O objetivo deste projeto é promover um atendimento psicossocial a jovens  gestantes, da comunidade da Providência, no Rio de Janeiro. Isso será feito através de uma equipe multidisciplinar, trabalhando a valorização e conscientização do estado gestante, a maternidade, prevenção de doenças e prestação de  assistência psicológica as mães que enfrentam a gravidez neste período de grandes transformações.
Queremos fortalecer a identidade e a autonomia da adolescente, em seus diferentes aspectos: cultural, social,educacional e de saúde.
Serão atendidas jovens entre 12 e 25 anos, que passam pela gravidez precoce, envolvendo-as em palestras sobre sexualidade e DST´S; encaminhamento médico e auxilio a maternidade; apoio na continuidade dos estudos; desenvolvimento de habilidades manuais que ofereçam a jovem a possibilidade de auto sustento.  
       
Justificativa
A adolescência é considerada um fenômeno específico do desenvolvimento humano. É um período confuso e de contradições onde o adolescente vive novas experiências, reformula seus pensamentos, sentimentos e expectativas e transforma gradativamente a sua auto-estima.
Segundo Maria Sylvia, da UNIFESP, quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera conseqüências tardias e a longo prazo, tanto para a adolescente quanto para o recém-nascido. A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizado , além de complicações da gravidez e problemas de parto.
Vemos também que a grande maioria abandona os estudos, se distancia dos amigos, possuem estabilidade conjugal frágil e tendência a perpetuação da pobreza.Com isso, inevitavelmente, provocam desordens sociais e psicológicas bastante visíveis. Outros fatores também são observados. São eles: perda da auto-estima, desvalorização da mulher, conflitos familiares e ausência de planejamento familiar. 

Visão
Oferecer às adolescentes gestantes a oportunidade de realizar seus sonhos, planos e projetos para o futuro sem que a maternidade seja um impedimento ou um fator problema e promover o planejamento familiar permitindo assim que esta adolescente exerça seu papel maternal com eficiência e amor.  

Missão
Intervir de forma eficaz na formação da base familiar da adolescente e da criança, oferecendo também a possibilidade de auto-sustento dela e do bebê.
Conscientizar os pais adolescentes da responsabilidade sobre a vida da criança e auxiliá-los a promover um futuro cada vez melhor, a eles e a seu filho, conciliando a maternidade e suas responsabilidades com a fase da adolescência em que vive. 

Valores
·         Prevenção
·         Educação infantil
·         Conscientização da mãe
·         Auto-estima
·         Valorização da mulher
·         Desenvolvimento educacional e de renda
·         Planejamento Familiar
·         Planejamento Financeiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário